Barata
Este inseto de corpo achatado tem hábitos noturnos. E por isso, se for visto durante o dia, há a possibilidade de significar infestações de enormes proporções ou diminuição da fonte de alimento.

A barata geralmente tem preferência por ambientes úmidos e quentes (melhor se houver pouca ou nenhuma luz). É onívoro (come qualquer tipo de alimento) e a maioria das espécies gosta de viver reunida em grandes grupos, onde há indivíduos de todas as idades. Busca abrigo e esconderijo nas fendas, gretas, rachaduras e pequenos espaços, onde sente-se protegida. Muito rápida, a barata consegue escalar facilmente superfícies verticais -- incluindo o vidro, graças às formações almofadadas nas pontas de seus tarsos.

A barata desenvolve-se por metamorfose gradual (incompleta) onde há ovos, ninfas e adultas. A fêmea, após a fecundação, produz uma bolsa de quitina (denominada ooteca), no interior da qual estarão protegidos seus ovos em número variável segundo a espécie (na barata alemãzinha - Blatella germanica - são 46). As ninfas recém-saídas da ooteca têm coloração quase branca e vão adquirindo a cor característica das baratas à medida em que o tempo passa. Há uma sucessão de estágios ninfais, dependendo da espécie, até chegar à idade adulta, quando a barata terá asas completamente formadas (há algumas espécies como a Blatta orientalis que não voa, enquanto que a Periplaneta americana - barata americana, barata dos esgotos - voa muito bem a grandes distâncias).

A barata americana (Periplaneta americana), também chamada de barata de esgoto ou barata voadora, procura viver em pontos úmidos, escuros e quentes. Isso tornou a rede de esgotos seu habitat preferencial. Pode ser também encontrada em porões e em fendas próximas a canalizações de água -- um dos locais mais freqüentados por essas baratas é sob pias. Corpulenta (para uma barata) é, no entanto, extremamente rápida (é considerada o inseto mais veloz na Natureza a se mover com as pernas!).

As técnicas para seu controle são voltadas principalmente para o tratamento das redes subterrâneas de esgotos, de águas pluviais ou fluviais, caixas de gordura e mesmo de caixas secas por onde passam fios.

 

<< Voltar 

 
Desenvolvido por:EscolhaWeb